INSTITUTO YUBE INU

  • Grey Facebook Ícone

ENCONTRO HUNI KUIN

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

© 2018 - Instituto Indígena Huni Kuin Yube Inu | Aldeia Boa Vista, s/n, Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão, Jordão/AC - Brasil.

Sobre a nossa

Terra Indígena

1

POVO

111 mil

ÁREA (HA)

34

ALDEIAS

3 mil

POPULAÇÃO

Hãtxa Kuin

LÍNGUA

A vida nas aldeias Huni Kuin do Rio Jordão é uma constante interação com a floresta. Cada núcleo familiar tem uma casa e um roçado, mas a maior parte das atividades é feita coletivamente. Quase todas as tarefas são divididas por gênero, inclusive nas refeições as mulheres e crianças pequenas comem em rodas separadas dos homens.

 

Na aldeia a vida começa bem cedo, no raiar do sol, algumas pessoas por vezes cantam, as mulheres acendem o fogo. A elas cabe a tarefa de ir ao roçado, arrancar atsa (mandioca) e colher mani (banana), assim como outros cultivos. Preparam o alimento, lavam as roupas e pratos no rio, cuidam das crianças, buscam água e fazem artesanato.

 

Os homens pescam e caçam, providenciam a lenha, limpam a área para os roçados, constroem as casas e fazem outros tipos de artesanato.

A floresta é uma farmácia viva e o povo Huni Kuin tem uma profunda relação com ela. O Nixi Pae (Ayahuasca) é parte importante na vida nas aldeias. Seu uso é sagrado e frequente. Quando alguém tem vontade de fazer uma cerimônia de Nixi Pae convida a aldeia, alguns se juntam para fazer o preparo. Quem quer participa, é uma aula do começo ao fim. Os mais jovens estudam na Força, aprendendo os cantos e segredos da floresta e do mundo da Jiboia Encantada. Quando estão animados todos bailam juntos e a alegria, a música e a união permeiam os espaços.

 

Existem muitas práticas espirituais, festas, cerimônias, rituais e usos de diversas medicinas. São atividades cotidianas que mantém a cultura viva e forte.

---

Terras Indígenas dentro da área de atuação do Instituto Yube Inu:

T. I. Kaxinawa do Baixo Jordão, AC, de 8.726 ha.​

T. I. Kaxinawa do Rio Jordão, AC, de 87.293 ha.

T. I. Kaxinawa Seringal Independência, AC, de 14.750 ha.